Detox Funciona? Como Fazê-lo da Forma Certa

Você realmente precisa de um detox? Veja aqui como não cair em dietas idiotas.

Sucos Detox


Tóxico é a nova palavra preferida da vez; tanto que foi eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2018 (e ainda continua sendo muito usada em 2020).

Aparentemente tudo é tóxico hoje em dia. Masculinidade? Tóxica! Pessoas? Tóxicas. Alimentação? Tóxica também. E não paramos por aí. Existe ambiente tóxico, relacionamento tóxico, e esses dias vi que até um guarda-roupas poderia ser tóxico. Imediatamente lembrei daquele episódio de Dr. House em que adolescentes vão parar no hospital depois de comprar calças contaminadas por pesticidas - acho que até consegui entender o que seria um guarda-roupas tóxico nesse contexto.

E a solução? Bem, ao menos para as “intoxicações físicas”, parece ser o detox. Temos shampoos detox para seus cabelos e sabonetes detox para sua pele. Para as outras intoxicações não-físicas, parece que ainda existe por aí um detox da alma (aff), e se você está viciado em tecnologia há um detox digital.

Mas o método mais famoso mesmo é a Dieta Detox, que eliminaria todas as toxinas acumuladas em seu corpo.

Ou pelo menos isso é o que querem lhe vender.


Você Estaria Se Desintoxicando do Que?

As pessoas que bebem sucos com ingredientes que não combinam, sopinhas de legumes com especiarias raras, chás de ervas malucas e suplementos de eficácia duvidosa porque faz parte de sua dieta detox estão preocupadas com as “toxinas” ambientais a que estamos expostos diariamente. Eu entendo isso. Faz sentido querer livrar seu organismo dessas substâncias tóxicas. Essa eliminação de toxinas é uma promessa bem comum em todas as dietas detox.

O problema é que nenhuma dessas dietas é capaz de nomear uma única toxina eliminada pelo seu método. Elas limitam-se a citar coisas vagas como “toxinas acumuladas” devido ao consumo excessivo de alimentos com agrotóxicos, industrializados, adoçantes, conservantes, álcool, gorduras, açúcar, sal, além de poluição, estresse, fumo e falta de exercícios físicos.

Em um relatório investigativo publicado por jovens cientistas nos EUA pra lá de 2009, eles já verificaram que, dos fabricantes de 15 produtos detox diferentes, nenhum foi capaz de fornecer qualquer evidência para suas promessas. Eles não conseguiram providenciar uma lista das substâncias nocivas que seriam eliminadas por seus produtos; na verdade, nenhum deles sequer conseguiu apresentar uma definição compreensível do que eles queriam dizer com detox, e nem mesmo dois desses criadores definiram detox da mesma maneira.


A Bioacumulação é Real

Algumas pessoas realmente precisam de um “detox”, mas normalmente tratam-se de pessoas que abusaram fortemente de álcool, benzodiazepínicos, opioides, ketamina, cocaína, metanfetamina, heroína(...), ou pessoas que nadaram nas lamas do acidente da Vale na barragem de Brumadinho (ou que beberam aquela água) que estava cheia de metais pesados como ferro, manganês, alumínio, cromo, chumbo e arsênio. Já o Mercúrio, por exemplo, é conhecido por acumular-se em peixes predadores e nas pessoas que comem esses peixes.

Uma exposição muito grande aos agentes supracitados requer tratamento médico, com o uso de carvão ativado (no caso de drogas ou álcool) ou quelantes químicos (no caso de metais pesados), e não chá de hibisco com canela ou suco verde com hortelã, conforme prescrito por sua dieta detox.

Mas é verdade que nosso corpo, assim como o de qualquer animal, pode acumular toxicantes (substâncias tóxicas), incluindo toxinas (substâncias tóxicas produzidas por um organismo vivo). Esse processo é chamado de bioacumulação.

Todos nós temos o risco de bioacumular uma classe de químicos em especial, os Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs). Os POPs são compostos altamente estáveis e que persistem no ambiente, resistindo à degradação química, fotolítica e biológica. Eles podem ser divididos em Pesticidas (como DDT, aldrina, clordano, endrina, heptacloro, etc), PCBs (Policlorobifenilos) e Dioxinas e Furanos.

Os POPs são lipofílicos e lipossolúveis, o que leva-os a acumularem-se em nossas células adiposas (gordura). No curto prazo, a gordura corporal pode proteger o resto do nosso corpo dos efeitos nocivos dos POPs, que podem causar disrupção hormonal e metabólica, entre outros efeitos negativos. Ao longo do tempo, porém, o tecido adiposo pode liberar esses POPs de volta no organismo, causando uma exposição crônica de baixo nível que tem sido associada com doenças metabólicas.

Cruelmente, os POPs podem virar um problema ainda maior quando você faz uma dieta e perde gordura, liberando subitamente uma grande quantidade dessas substâncias em seu sistema circulatório. Esse tem sido sugerido como um motivo pelo qual a perda de peso pode não levar a uma melhora na saúde em algumas pessoas (normalmente obesas).


Detox do Jeito Certo

Notícia boa: Seu corpo já vem com um sistema detox de fábrica, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Seus pulmões, rins e fígado fazem um excelente trabalho se livrando de substâncias indevidas. Seu fígado, por exemplo, transforma químicos nocivos em substâncias benignas que são excretadas na urina (pelo seus rins) ou nas fezes (através de sua vesícula biliar). Outras substâncias deixam seu corpo através do ar que você expira ou mesmo pela sua pele através do suor.

Apesar disso, seu corpo poderia apreciar uma “mãozinha” de vez em quando. Seguem algumas dicas “detox” que possivelmente funcionam de verdade:


  • Prefira alimentos orgânicos quando possível para evitar resíduos de pesticidas

Eu sei. Orgânicos são caros, mas vegetais orgânicos possuem, notadamente, menor frequência de exposição à defensivos, bem como menores níveis de concentração de pesticidas (quando existentes).

E mesmo se o preço dos alimentos orgânicos for um problema para você, isso não é um motivo para evitar o consumo de vegetais convencionais.

Segundo relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) da ANVISA, dos 25 alimentos* convencionais monitorados entre 2013 e 2015, 80,3% das amostras foram consideradas satisfatórias para consumo, sendo que 42% não apresentaram resíduos dos agrotóxicos analisados e 38,3% apresentaram resíduos dentro dos limites máximos de resíduos (LMR) permitidos. Apenas 3% das amostras apresentaram concentração de resíduos acima do LMR, e 18,3% apresentaram resíduos de agrotóxicos não autorizados para a cultura (embora 3,8% tenha sido em concentrações baixíssimas, menores do que 0,01 mg/kg).

*Alimentos monitorados: abacaxi, abobrinha, alface, arroz, banana, batata, beterraba, cebola, cenoura, couve, feijão, goiaba, laranja, maçã, mamão, mandioca (farinha), manga, milho (fubá), morango, pepino, pimentão, repolho, tomate, trigo (farinha) e uva.

A opção pelo consumo de alimentos da época (safra) ou produzidos com técnicas de manejo integrado de pragas, que em geral recebem uma menor carga de pesticidas, pode ser uma estratégia simples para reduzir a exposição dietética aos agrotóxicos.

Conforme sua preocupação com o nível de concentração de agrotóxicos em determinadas culturas, você ainda pode considerar descascar os alimentos convencionais, mas isso também não quer dizer que você irá eliminar todos os agrotóxicos, já que os sistêmicos penetram no interior dos alimentos. E, claro, descascá-los traz, ainda, um outro problema, que é perder boa parte dos nutrientes e antioxidantes normalmente encontrados nas cascas, então talvez seja melhor lavá-los mesmo.

Para diminuição dos níveis residuais de agrotóxicos nas cascas, recomenda-se lavagem com água corrente (podendo usar sabão/detergente) e o uso de uma bucha ou escova, considerando que a fricção auxilia na remoção de resíduos químicos presentes na superfície do alimento. A higienização clássica com imersão em solução de hipoclorito de sódio diminui os riscos de contaminação microbiológica, mas não elimina resíduos de defensivos.

Se você quiser mergulhar o alimento em uma solução eficiente para reduzir os resíduos de agrotóxicos, você pode usar uma solução com 10% de bicarbonato de sódio. Segundo um estudo¹ publicado em 2017, a imersão de maçãs em uma solução de 10 mg/ml de bicarbonato de sódio por 12 a 15 minutos foi o método mais eficiente para remover os resíduos de dois tipos de agrotóxicos, quando comparado a lavá-las com água corrente ou mergulhá-las em uma solução de clorox (algo parecido, creio eu, com nosso hipoclorito). A imersão em solução de bicarbonato de sódio foi capaz de remover 80% do Tiabendazol e 95,6% do Fosmet aplicados nas maçãs, sendo que os resíduos da casca foram completamente eliminados, os resíduos restantes ocorreram por causa da penetração dos agrotóxicos na maçã¹.

Como preparar a solução:

Use 10g (~2 colheres de chá) de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Mergulhe completamente os alimentos por cerca de 15 minutos (ou até sua paciência se esgotar).


  • Coma mais fibras

As fibras, principalmente as solúveis ou fermentáveis, podem melhorar a capacidade de detoxificação do corpo de duas formas:

Diretamente, ligando-se à bile e toxinas associadas a ela, facilitando sua excreção pelas fezes.

Ou indiretamente, alimentando as bactérias boas presentes no seu intestino (microbiota), algumas das quais produzem ácidos graxos de cadeia curta e outros metabólitos que agem no fígado e nos rins aumentando sua capacidade de excretar substâncias nocivas.


  • Coma mais vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve, couve-flor, couve de Bruxelas, entre outros, possuem sulforafano. Esse composto induz a formação de enzimas citoprotetoras que promovem a desintoxicação por certos agentes carcinogênicos como benzeno, aldeídos e os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (encontrados na fumaça de cigarro e de outras queimas, bem como em alimentos preparados a altas temperaturas). Os sulforafanos ainda podem regular positivamente os processos desintoxicantes e atividade antioxidante do fígado.


  • Pratique exercícios físicos

Suar pode ajudar a eliminar metais pesados e ftalatos (compostos químicos presentes nos plásticos). Um estudo² encontrou concentrações duas vezes maiores de ftalatos (MEHP, DBP e DEHP) no suor dos sujeitos do que em amostras de sua urina.

Então, praticar exercícios que lhe façam suar parece ser uma boa maneira de ajudar seu corpo a excretar “partículas plásticas”. Alternativamente, fazer sauna também pode ajudar², mas isso envolve ficar sentado seminu em uma sala quente e úmida, normalmente com pessoas estranhas; e você ainda perde todos os outros benefícios trazidos pelo exercício.


  • Considere um suplemento para o fígado

Dos muitos suplementos vendidos para a saúde do fígado, quatro são apoiados por evidências fortes em estudos com humanos, são eles:

  1. Silimarina;
  2. NAC (N-acetilcisteína);
  3. SAMe (S-adenosilmetionina);
  4. TUDCA (Ácido Tauroursodesoxicólico).


  • Não more em locais poluídos

É interessante reduzir sua exposição a poluentes atmosféricos (fumaças em geral). Só que é mais fácil falar isso do que fazer. Muitas pessoas não têm a opção de se mudar. Se você está preso em uma cidade poluída por causa do trabalho ou da família, ao menos reduza a acumulação de poluentes dentro de sua casa/apartamento mediante o uso de ar condicionado ou purificadores de ar.

E não se mude para Linfen na China, mas caso seja obrigado, use uma máscara facial quando sair para a rua.

Poluição em Linfen/China
Linfen/China por Sheila


Mas Detox Emagrece, e Tudo Isso Aí em Cima Não

Ah, agora eu entendi. Você estava querendo fazer uma dieta detox para emagrecer mesmo.

Pois é. Se você considera uma rápida perda de peso transitória como emagrecimento, você pode até dizer que detox emagrece (não que você devesse, pois emagrecimento deveria ser considerada a perda de gordura).

Como muitas dietas detox são feitas à base de alimentos líquidos (sucos, chás e sopas), elas acabam reduzindo o peso muito rapidamente. É óbvio que isso aconteceria, pois você acaba reduzindo sua ingestão calórica repentinamente para algumas centenas de calorias por dia, sem falar na privação de carboidratos. Uma dieta dessas nunca vai falhar.

Além do mais, a falta repentina de calorias e, principalmente, de carboidratos na dieta causa uma rápida depleção nos estoques de glicogênio nos músculos e fígado. Como cada grama de glicogênio carrega consigo cerca de 3g de água, você perde um bom peso em água e glicogênio com esse tipo de dieta (podendo chegar a 1,5-2,5 kg, em média, em questão de poucos dias). Você possivelmente até perde alguma gordura junto, mas como as dietas detox costumam ser de curto prazo (durando poucos dias), depois que você volta a comer normalmente os estoques de glicogênio são reestabelecidos, juntamente com a água e quase todo aquele peso perdido.


O Que Isso Significa para Você

Independentemente de você querer fazer uma dieta detox com água com limão, glutamina e gratidão, suco verde, chá de hibisco com capim-limão e caldo de legumes com pimenta caiena, para sua saúde, eliminação de toxinas ou mesmo para emagrecer, saiba que esse é um jeito bem tosco de fazer isso.

Se você quer que seus órgãos funcionem melhor, inclusive limpando seu organismo de toxicantes, então você não deveria privá-los dos nutrientes que eles precisam para fazer seu trabalho.

Substâncias tóxicas podem mesmo se acumular em nosso organismo; e nós deveríamos evitá-las sempre que possível. Uma dieta rica em proteínas, vegetais, frutas e fibras irá fornecer os nutrientes necessários aos seus órgãos para que eles funcionem bem e façam o trabalho de detoxificar seu corpo naturalmente, e alguns suplementos podem auxiliar seu fígado especificamente. Suar (preferencialmente através da prática de exercícios) também pode ajudar a eliminar alguns químicos indesejáveis.

Por fim, as dietas detox não funcionam da forma como elas são vendidas para o público. A maioria de seus benefícios (notadamente a rápida perda de peso) pode ser atribuída a uma restrição drástica de calorias e carboidratos, e não a uma detoxificação de seu organismo ou perda de gordura. Alguns efeitos relacionados ao bem-estar também podem estar ligados à eliminação de alimentos problemáticos da dieta (já que você elimina quase tudo, exceto alguns vegetais e frutas) ou até mesmo ao efeito placebo (por acreditar que a dieta detox realmente funciona).

E se você tiver uma intoxicação aguda procure um hospital.


Compartilhe esse artigo com aquela pessoa que sempre faz dietas detox depois de semanas de exageros e ajude a acabar com isso de uma vez por todas.



Fontes:
1. Yang T, Doherty J, Zhao B, Kinchla AJ, Clark JM, He L. “Effectiveness of Commercial and Homemade Washing Agents in Removing Pesticide Residues on and in Apples”. J Agric Food Chem. 2017 Nov 8;65(44):9744-9752.
2. Genuis SJ, Beesoon S, Lobo RA, Birkholz D. “Human elimination of phthalate compounds: blood, urine, and sweat (BUS) study”. ScientificWorldJournal. 2012;2012:615068.
3. Leaf A. “Do you need to detox?”. Examine.com. 2020 Jan 15. https://examine.com/nutrition/do-you-need-to-detox/
4. Luoma TC. “D is for Detox (and the Dummies Who Do It)”. T Nation. 2019 Nov 08. https://www.t-nation.com/diet-fat-loss/d-is-for-detox-and-the-dummies-who-do-it

0 Comentários