Água com limão, glutamina e gratidão. Só que não.

O que realmente acontece, de acordo com a ciência, quando você toma água com limão.

Foto - Limão na água
Foto: MarkétaPeršínová em Pixabay


Esprema o suco de meio limão em um copo com água morna, beba esse líquido sagrado em jejum e você irá desintoxicar seu corpo, perder gordura, melhorar a digestão, equilibrar o pH corporal, prevenir resfriados e ganhar a habilidade de cavalgar unicórnios de olhos vendados e sem arreios. Ou alguma coisa assim.

Modas vão e voltam, e a água com limão teve um retorno arrebatador nos últimos anos.

Antes disso, costumávamos chamar apenas de limonada. Ela era servida com gelo e os mais arrojados ainda a tomavam com açúcar ou adoçante.


Mas, alguma dessas afirmações feitas sobre a água com limão realmente tem comprovação científica?

Pois então, a equipe do site Examine.com verificou 42 estudos científicos para descobrir.

Segue um resumo de suas conclusões.


Água com limão detoxifica o corpo?

Não há qualquer prova disso. Enquanto, em estudos com ratos, o D-Limoneno (molécula normalmente encontrada em frutas cítricas, especialmente na casca) é capaz de afetar enzimas detoxificantes no fígado, não é possível extrapolar o resultado para humanos.

Nem mesmo sabemos se é possível obter limoneno o suficiente através do suco de limão para ter um efeito positivo. Provavelmente não.


Água com limão dá mais energia e melhora o humor?

Também não foi provado, porém é pouco provável.

A menos que você tenha escorbuto e beba água com limão o suficiente para repor sua severa deficiência de vitamina C.

A melhora do humor também costuma ser atribuída, em parte, ao movimento de íons positivos vs. íons negativos, contudo os estudos nessa área são pouco confiáveis até o momento.

Na verdade, evidências preliminares sugerem que a vitamina C pode melhorar o humor de pessoas com deficiência da mesma, ainda que elas não tenham escorbuto.

Apesar disso, não há evidência direta que água com limão possa afetar seu humor ou níveis de energia. As afirmações existentes são baseadas em extrapolações nada plausíveis de estudos com Vitamina C, aromaterapia com óleo de limão e ionizadores de ar.


Água com limão melhora a digestão?

Outra afirmação feita sem provas.

Embora o suco de limão possa aumentar a secreção de sais biliares, seu efeito na digestão ainda não é claro. Quando você come uma refeição gordurosa, sua vesícula biliar libera uma quantidade apropriada de bile; caso ela não esteja funcionando corretamente, é improvável que um suco de limão resolverá o problema.

Mas e quanto aos ácidos estomacais? Bem, as células parietais do estômago estão lá para produzir a quantidade certa de ácidos gástricos de acordo com o conteúdo presente no estômago. Agora, se você sofre de hipocloridria (falta de ácido clorídrico no estômago) você provavelmente deveria consultar um médico, ao invés de tentar um "remédio caseiro".

É verdade, porém, que alimentos ácidos podem reduzir a taxa de esvaziamento gástrico, melhorando a absorção de micronutrientes e diminuindo a velocidade de absorção dos carboidratos. Entretanto, os efeitos do suco de limão na glicemia e absorção de nutrientes após as refeições ainda não foram especificamente testados.

Mas o limão não tem fibras? Sim, tem. Mas eu duvido que você coma o limão inteiro, e com casca. Já o suco do limão não contém fibras.


Água com limão protege o corpo de dietas acidificantes?

Sério isso? Mas é claro que NÃO!

Essa afirmação vem da ideia de que a dieta ocidental padrão leva a uma diminuição do pH sanguíneo, promovendo diversas doenças.

De fato, um pH sanguíneo muito alto (alcalino) ou muito baixo (ácido) pode ser potencialmente letal.

Mas adivinhe, seu corpo já vem de fábrica com um mecanismo de tamponamento que mantém o pH sanguíneo em uma faixa extremamente rígida (7,35 a 7,45), exceto no caso de algumas doenças severas (insuficiência renal ou hepática, cetoacidose, envenenamento, etc.).

Mesmo se você tentasse muito "alcalinizar" seu sangue, no máximo, você causaria um breve desequilíbrio no pH. E a água com limão sozinha, certamente, não faria isso.


Água com limão emagrece?

Não.

- Mas eu emagreci tomando!!!

Pois é, normalmente a água com limão costuma ser associada a uma dieta detox (muitas vezes líquida), jejum (intermitente ou não) e/ou dieta low carb.

Assim, a perda de peso ocorrida, em sua maior parte, seria água e glicogênio muscular, causado pela falta de carboidratos e redução nas calorias consumidas.

Água com limão não possui nenhum benefício comprovado em relação à perda de peso, mas ela pode ajudar no processo se o fato de ter que tomá-la lhe obrigar a beber mais água, já que, em adultos, tomar água antes das refeições pode levar a comer menos.


Água com limão combate doenças cardíacas e câncer?

Não.

De acordo com os autores, o "limão contém diversos fitoquímicos que podem afetar os processos envolvidos no câncer e doenças cardiovasculares". Mas você teria que tomar água com limão "bagarai" pra obter a quantidade de fitoquímicos utilizados em forma de suplementos (como hesperidina) em alguns estudos.

Além disso, há diversos outros alimentos e suplementos que contêm maior quantidade desses fitoquímicos.

Resumindo: Água com limão não contém limão o suficiente para apresentar qualquer efeito profilático ou curativo plausível.


Água com limão previne resfriados?

Não há provas. A vitamina C pode reduzir a duração dos resfriados, mas não diminui a frequência deles.

Além disso, você não conseguiria obter a dosagem suficiente de vitamina C para apresentar efeitos positivos apenas através da ingestão de água com limão.

Alguns estudos em animais demonstram que certos compostos químicos do limão podem ajudar a combater resfriados, mas não se sabe se tais resultados se extrapolam para humanos, nem se as dosagens dos mesmos seriam alcançáveis tomando água com limão.


Água com limão protege contra pedras nos rins?

Possivelmente.

O citrato (derivado do ácido cítrico do limão), combinado com o cálcio nos rins, pode prevenir a formação e reduzir o crescimento de cálculos renais de oxalato de cálcio e fosfato de cálcio.

Baixo citrato na urina (hipocitratúria) é um fator de risco para o desenvolvimento de pedras nos rins.

85ml de suco de limão foram capazes de aumentar a presença de citrato na urina tanto quanto uma dose clínica de citrato de potássio (comumente suplementado para prevenção de cálculos de oxalato de cálcio).

O efeito do suco de limão na prevenção de cálculos renais não foi especificamente testado, tampouco a dose mínima necessária. Porém o mecanismo existe e é plausível.


Bem, pelo menos não faz mal, não é?

Não tão rápido. Infelizmente, há um ponto negativo a ser observado.

A erosão dentária.

A acidez do limão pode levar ao desgaste do esmalte (camada mais externa) dos dentes e expor a dentina (segunda camada), podendo causar sensibilidade (dor de dente) e mudanças na aparência dos dentes, como descoloração.


Se mesmo depois desse texto você ainda estiver convencido a tomar água com limão, vá em frente.

Mas pelo menos não escove os dentes logo depois disso.

Em compensação, mascar chicletes sem açúcar pode ser uma boa ideia para ajudar a neutralizar a acidez bucal (pelo aumento da salivação).


Quer dizer que limões são ruins, então?

Absolutamente não!

Suco de limão não vai contribuir muito para sua ingestão de micronutrientes, mas ele também não contém muitas calorias (desde que você não adoce com açúcar).

Segundo os autores:

"Em resumo, limões são saudáveis em geral, assim como a maioria das frutas. Suco de limão contém pequenas quantidades de micronutrientes benéficos e fitoquímicos...".

Entretanto, a água com limão não vai fazer todos aqueles milagres atribuídos a ela pelas blogueiras fitness, coaches e doutores holísticos.

Nem os limões, embora ninguém fale muito deles atualmente.


Se você ainda quiser saber sobre a glutamina, clique aqui: Água com Limão, Glutamina e Gratidão 2: Mas e a Glutamina?



Fonte:
"Lemon Water: Is it good for you?". Wyatt Brown, Examine.com, 2013. Disponível em "https://examine.com/nutrition/lemon-water/".

0 Comentários