Esteroides Anabolizantes e o Efeito Placebo

Atletas pensando tomar esteroides têm resultados semelhantes aos que realmente os tomaram. Confira esses experimentos aqui.

Foto: White round pills on blue background por Marco Verch (CC2.0)

Usar doses suprafisiológicas de Testosterona (ou, na linguagem popular, “tomar bomba”) aumenta a força e os músculos. Disso todo mundo sabe! Tanto que atletas usuários de esteroides anabolizantes são banidos de competições oficiais. Pelo menos das mais sérias.

Mas você acreditaria se eu lhe dissesse que esses efeitos podem ser, ao menos em parte, psicológicos?

Bem, parece que esse é o caso do ganho de força induzido pelo uso de esteroides.

Pelo menos segundo os dados encontrados em um estudo antigo¹, lá de 1972, que enganou atletas dizendo que eles estavam tomando Dianabol.


O Que Eles Fizeram

Pesquisadores da Universidade de Massachussets/EUA disseram a 15 atletas universitários que aqueles que tivessem os melhores resultados ao longo de quatro meses de treinamento seriam selecionados para tomar Dianabol (um esteoride anabolizante) em um experimento.

Esteroides legais, de graça e com acompanhamento médico... Parece um belo estímulo para induzir alguém a dar seu máximo nos treinos.

Todos os 15 atletas eram do sexo masculino, altamente treinados (levantando mais de 130kg no agachamento e no supino), tendo pelo menos dois anos de experiência em treino resistido (i.e. musculação), e treinaram 5 dias por semana durante os meses que antecederam o experimento.

Durante esse período, eles foram submetidos, semanalmente (sempre no sexto dia), a testes de força  máxima nos exercícios Desenvolvimento Sentado, Desenvolvimento Militar, Supino Reto e Agachamento, a fim de avaliar seu progresso.

Após os testes, os pesquisadores selecionaram (aleatoriamente, segundo o estudo) 6 atletas para receber diariamente uma pílula de placebo. Só que os voluntários eram informados de que essa pílula continha 10mg de Dianabol. Eles também foram informados sobre o efeito esperado desse fármaco.

O Dianabol de verdade é um esteroide anabolizante (também conhecido por metandrostenolona ou metandienona) com rápidos efeitos em ganhos de massa muscular e força. Um de seus diferenciais é que seu consumo se dá por via oral (comprimidos). A dose utilizada no estudo (10mg uma vez por dia) seria uma dose baixa, considerando a forma que o Dianabol é utilizado normalmente por fisiculturistas. Usualmente, toma-se 20 a 50mg de Dianabol, dividido em duas ou três vezes ao dia, devido à meia-vida curta da droga (3-5 horas).

Já o Dianabol “de mentira” usado no estudo, no entanto, continha 10mg de...sei lá, farinha, talco, ou qualquer outra coisa. Não interessa, era um simples comprimido de nada (placebo).

Durante as 4 semanas seguintes eles seguiram seus protocolos usuais de treino (em 5 dias da semana) e testes (no 6º dia), a única diferença foi o fato de tomar um comprimido por dia pensando ser anabolizantes.


O Que Eles Encontraram

Os pesquisadores usaram dados coletados ao longo das últimas 7 semanas de treino pré-experimento e compararam com os resultados ao longo das 4 semanas tomando os falsos esteroides.

Isto foi o que aconteceu:

Aumento de força de 7 semanas pré-experimento vs. 4 semanas tomando placebo (pensando ser Dianabol)


Tenha em mente que estamos falando de atletas; indivíduos altamente treinados. Então, podemos dizer que seus ganhos durante o período pré-experimento foram razoáveis. Quase 2,5% de aumento de força em 7 semanas em indivíduos treinados (veja abaixo a média de pesos levantados para ter uma ideia do nível deles) é uma boa média.

E mesmo assim, apenas por pensarem estar tomando esteroides anabolizantes, sua força muscular aumentou, em média, 9,5% na segunda fase do experimento. Foi um aumento considerável, levando em conta o nível de treinamento desses atletas; há estudos feitos em iniciantes que não chegam a isso. Eles ganharam 326% mais força do que durante o treino “normal”.

Só que, de fato, nada havia mudado. Eles continuavam treinando “naturais”, apenas pensavam estar tomando bomba.

Dê uma olhada nos números crus:

Ao longo de 7 semanas de treino pré-experimento, os atletas conseguiram aumentar suas cargas máximas em:

  • Supino: de 133,32 kg para 137,86 kg (4,54 kg);
  • Desenvolvimento Militar: de 88,27 kg para 89 kg (0,73 kg);
  • Desenvolvimento Sentado: de 82,58 kg para 84,85 kg (2,27 kg);
  • Agachamento: de 134,85 kg para 137,50 kg (2,65 kg).


Agora compare com a evolução de força ao longo das 4 semanas em que eles pensavam estar tomando esteroides:

  • Supino: de 137,86 para 151,14 kg (13,28 kg);
  • Desenvolvimento Militar: de 89 para 96,59 kg (7,59 kg);
  • Desenvolvimento Sentado: de 84,85 para 90,15 kg (5,30 kg);
  • Agachamento: de 137,50 para 156,44 kg (18,94 kg).


Ou seja, em pouco mais da metade do tempo, eles mais do que quadruplicaram sua evolução.

Os cientistas concluíram que:

“Tomar placebo aparentemente forneceu o incentivo psicológico para aumentar os ganhos de força além do razoavelmente esperado”.


E Se Eles Realmente Tomassem Dianabol?

Se você acha que caso eles tivessem tomado bomba de verdade os resultados seriam bem melhores, é bom prestar atenção neste próximo experimento.

Um estudo posterior², um pouco malfeito e sem muito controle, verificou os efeitos de tomar Dianabol de verdade em doses semelhantes às do estudo anterior ou maiores.

Os pesquisadores deram 10mg ou 25mg de Dianabol por dia (à escolha dos participantes) ao longo de seis semanas e placebo por outras 6 semanas, em ordem aleatória duplamente cega (ou seja, nem os voluntários nem os pesquisadores sabiam em que ordem estavam tomando os comprimidos - embora todos participantes tenham adivinhado a ordem de seus tratamentos ao fim do estudo), para 13 homens altamente treinados consumindo uma dieta alta em proteína e praticando treino de força.

A cada quinzena eles avaliaram a força, peso corporal, dobra cutânea subscapular, pressão arterial, colesterol e alanina aminotransferase (um marcador de alterações hepáticas) dos sujeitos, além de verificar os efeitos colaterais reportados.

Apesar da incompletude dos dados, já que vários participantes abandonaram o estudo, os cientistas conseguiram calcular que os atletas submetidos ao tratamento com Dianabol verificaram aumentos na performance (força) entre 0,3% e 13%, enquanto os ganhos durante o tratamento com placebo ficaram entre 0,3% e 2,3%. Eles não conseguiram detectar diferenças entre as dosagens.

Os ganhos tomando Dianabol foram praticamente iguais aos ganhos de força obtidos no estudo dos esteroides de mentira.

Ou talvez até menores, visto que neste estudo foi reportada uma faixa de aumento de força, enquanto naquele foi a média. Repare (no gráfico) que, no primeiro estudo, a força no agachamento aumentou em mais de 13% (maior aumento) e a força no desenvolvimento sentado aumentou pouco mais de 6% (menor aumento); bem condizente com os dados reportados no estudo atual ou, quem sabe, até com uma tendência a ser maior (comparando bananas com maçãs, no caso).

Além disso, o peso corporal aumentou significativamente durante o uso do Dianabol de verdade, segundo os autores, provavelmente devido a uma maior retenção hídrica. A pressão arterial sistólica também apresentou um pequeno aumento no geral, mas em alguns sujeitos isso foi significativo e o tratamento teve de ser interrompido.

O colesterol apresentou uma tendência de aumento durante o uso do Dianabol, e o tratamento com esteroides foi interrompido em um sujeito devido à elevação da TGP. Outros três participantes deixaram o estudo por efeitos colaterais. Não houve alteração na dobra cutânea analisada e todos os colaterais reportados desapareceram com o cessar do uso.

Embora esses dados sejam problemáticos devido à falta de controle do experimento, nós já vimos em outro artigo (esse bem controlado) que tomar 600mg de enantato de testosterona e praticar musculação foi capaz de aumentar a força no supino em ~23% e no agachamento em ~37% - só que esse estudo teve duração de 10 semanas.

Corrigindo esses resultados para o tempo de duração do estudo do Dianabol de mentira, e presumindo um ganho linear de força (o que pode não ocorrer de fato), a evolução equivalente a 4 semanas tomando testosterona seria de 9,1% no supino e 14,9% no agachamento, muito próximo ao que ocorreu no estudo usando placebo.

Incrível!


O Que Isso Significa Para Você

Embora você não possa se enganar fingindo estar tomando esteroides de mentira, esse estudo nos faz refletir sobre o quanto podemos alcançar quando acreditamos em algo e o quanto subestimamos nossas reais capacidades (as tais das "crenças limitantes", como está na moda chamar agora).

No caso do primeiro estudo, os participantes realmente acreditavam estar tomando esteroides anabolizantes e presumiram que isso lhes traria maiores resultados, mas mesmo não tomando nada eles tiveram ganhos de força semelhantes ao tratamento que usou Dianabol de verdade no segundo experimento (ou usando testosterona em outro estudo).

No segundo estudo, como os participantes sabiam que receberiam dois tratamentos diferentes, eles responderam conforme o esperado, conseguindo inclusive perceber as diferenças e adivinhar a ordem dos tratamentos.

Infelizmente, nenhum dos estudos verificou os ganhos de massa muscular, que tende a ser muito menos suscetível ao efeito placebo.

Meu palpite é que a hipertrofia teria sido relativamente semelhante em ambas as fases do treino no primeiro estudo, mas um pouco maior (devido ao maior aumento de força) quando os participantes pensaram estar tomando esteroides. Porém no segundo estudo, acredito que haveria um visível aumento (no mínimo condizente com o aumento de peso) durante o tratamento com Dianabol.

-

Pensando bem, na verdade há um jeito de você se enganar sim. Compre “bomba” de fontes duvidosas pela internet*. É possível que você receba um frasquinho de placebo pelo correio em sua casa. O problema é que você nunca vai saber se os ganhos de força (e talvez músculos) serão devidos ao esteroide ser verdadeiro ou ao próprio efeito placebo.

*p.s.: Isso era brincadeira, não compre esteroides no mercado negro.



Fontes:
1. Ariel G, Saville W. “Anabolic steroids: The physiological effects of placebos”. Medicine & Science in Sports & Exercise. 1972 Jan;4(2):124-6.
2. Freed DL, Banks AJ, Longson D, Burley DM. “Anabolic steroids in athelics: crossover double-blind trial on weightlifters”. Br Med J. 1975 May 31;2(5969):471-3.

0 Comentários