Testosterona Aumenta os Músculos Mesmo Sem Treinar

Estudo revela os efeitos de tomar bomba sem treinar. Resultado: Você cresce mais do que um marombeiro natural.

Foto: Pxhere

Frases Desmotivacionais

Tem um quadro, no meu trabalho, onde sempre escrevíamos frases desmotivacionais, do tipo: "Nunca deixe ninguém dizer que você é um fracassado. Diga você mesmo!".

Ele era atualizado periodicamente, sempre com outra frase desmotivacional. Pelo menos foi assim até alguém escrever uma frase séria nele.

Esse é mais ou menos o sentimento que tenho quando fisiculturistas, modelos fitness e pessoas que ganham a vida mostrando o shape (claramente bombado) vêm colocar frases motivacionais nas redes sociais para nos inspirar.

Geralmente essas frases tentam demonstrar que eles têm uma maior dedicação, são mais esforçados e possuem uma ética de trabalho superior à nossa, meros mortais, e é por isso que eles têm aquele resultado.

Bobagem!

Não que as frases motivacionais não tenham seu valor para certas pessoas ou em certos momentos.

Tampouco estamos negando a existência de físicos muito bons obtidos naturalmente, mas a maioria das pessoas não é tola de acreditar que um maluco gigante e definido durante o ano inteiro é um marombeiro “natural”.

E o pior é que se você contestá-los, dizendo que esses resultados somente foram alcançados pelo uso de esteroides anabolizantes (ou “bomba” mesmo), eles vão lhe convencer que somente tomar bomba não transforma o shape daquele jeito.

Bem, a ciência diz o contrário. E não faz pouco tempo não. Um estudo conduzido por pesquisadores norte-americanos já revelava isso em 1996.


O Que Eles Fizeram

Os cientistas dividiram 43 homens treinados, com idades entre 19 e 40 anos, em 4 grupos:
  1. Placebo (controle);
  2. Testosterona (sem exercício);
  3. Placebo + Musculação;
  4. Testosterona + Musculação.

Os dois grupos que fizeram musculação realizaram um mesmo treino padronizado, com 4-5 séries de 6 repetições, feito três vezes por semana em dias não consecutivos durante 10 semanas. As cargas foram baseadas no teste inicial de 1RM (1 Repetição Máxima) e ondulavam conforme o dia da semana (90, 70 e 80% de 1RM), de modo que o grupo que recebeu testosterona, mesmo que pudesse treinar com maior intensidade, treinasse igual ao grupo placebo.

Todos os grupos seguiram uma dieta padronizada contendo 36 kcal por kg de peso corporal, 1,5g de proteína por kg e 100% da dose diária recomendada de vitaminas e minerais.

Uma vez por semana os participantes recebiam uma injeção intramuscular de 600mg de enantato de testosterona ou placebo no centro de pesquisa.

Caso você não tenha nenhuma noção de quanto é isso, é bastante. É mais de 3 vezes a quantidade utilizada por homens com baixos níveis de testosterona fazendo TRT (terapia de reposição de testosterona).

600mg é o suficiente para um primeiro “ciclo” de um iniciante (quem sabe mesmo um segundo ou terceiro), muitos começam com até menos do que isso, embora costumem misturar mais de uma droga. Apesar disso, é pouco, bem pouco, perto da quantidade de drogas usadas por fisiculturistas profissionais ou amadores, atletas e usuários experientes.

Os pesquisadores tomaram o cuidado de excluir indivíduos com histórico de problemas psiquiátricos e voluntários que já tivessem feito uso de esteroides anteriormente ou mesmo o uso de outras drogas ilícitas. Também foram excluídos atletas competitivos.


O Que Eles Encontraram

Os cientistas mediram a massa magra (por pesagem hidrostática), o tamanho muscular do tríceps e quadríceps (por ressonância magnética) e a força de membros superiores e inferiores (1RM no supino e no agachamento) antes e depois das 10 semanas de intervenção.

Eles também fizeram exames de sangue antes, durante e depois do estudo a fim de verificar mudanças hormonais (testosterona total e livre, LH, FSH e SHBG) e no hemograma, enzimas hepáticas, perfil lipídico e PSA.

Além disso, foram feitas avaliações para identificar efeitos colaterais e alterações comportamentais e no humor.

Isso foi o que eles encontraram:

Alterações Físicas

Primeiro o gráfico, depois os comentários:



Como você pode ver, o grupo que só tomou placebo (controle) não apresentou nenhuma alteração significativa. Uma pequena queda ali, um pequeno aumento aqui e definitivamente ZERO alterações na força no supino.

A massa corporal aumentou significativamente apenas nos grupos que tomaram testosterona, mas foi maior para o grupo que fez musculação junto (3,5kg vs. 6kg).

A massa magra aumentou significativamente em ambos os grupos que se exercitaram, mas foi significativamente maior no grupo que tomou testosterona em conjunto (1,9kg vs. 6,1kg). Surpreendentemente, o grupo que apenas tomou bomba aumentou a massa magra mais do que o grupo que só treinou, em 3,2kg, ou seja, 4,6% contra 2,8% do grupo que só fez musculação.

O tamanho do tríceps apenas se alterou significativamente nos grupos que tomaram bomba, aumentando 11,85% sem fazer exercício e 14,4% fazendo musculação, sem diferenças significativas. Repare que os ganhos do grupo que apenas fez musculação foram ínfimos, ridículos 1,4%.

Quanto ao tamanho do quadríceps, o grupo que apenas fez musculação e o grupo que apenas tomou testosterona tiveram ganhos semelhantes (5,4% e 6,7%, respectivamente). Já o grupo que tomou testosterona e treinou apresentou um aumento significativamente maior (13,7%).

Em relação à força, o grupo que não treinou e tomou bomba teve o mesmo aumento de força no supino que o grupo que treinou natural (9,2% e 9,4%), mas o grupo testosterona+treino apresentou aumentos bem mais expressivos, de 22,7%.

Finalmente, ao menos no agachamento o grupo que apenas treinou se deu melhor que o grupo que apenas tomou bomba (19,8% vs. 12,6%), mas, ainda assim, o grupo que treinou e usou esteroides ganhou mais força (37,25%).

Segundo os autores, embora não tenham publicado os dados, o percentual de gordura não se alterou significativamente em nenhum grupo.


Alterações no Sangue

Como esperado, as concentrações de testosterona total e livre foram significativamente aumentadas em ambos os grupos recebendo testosterona. As concentrações de hormônio luteinizante (LH), hormônio folículo estimulante (FSH) e globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG) também diminuíram significativamente nos grupos tomando bomba.

Ambos os grupos recebendo placebo não apresentaram quaisquer alterações nesses hormônios.

As concentrações de creatinina também se alteraram (aumento de 10%) somente no grupo testosterona + musculação.

Apesar disso, o colesterol HDL (colesterol bom) apresentou uma redução significativa no grupo que apenas fez musculação.

Outros exames como, enzimas hepáticas, hemoglobina, hematócrito, hemácias, colesterol total, LDL e triglicerídeos não se alteraram em nenhum grupo. Também não houve diferenças no PSA (antígeno prostático específico - que detecta alterações na próstata).


Efeitos Adversos

Três voluntários apresentaram problemas com acne, um deles, contudo, estava recebendo placebo. Dois voluntários recebendo testosterona reportaram sensibilidade nos mamilos.

Não foram verificadas alterações comportamentais ou no humor dos voluntários, conforme testes preenchidos pelos próprios participantes e pessoas próximas a eles (parceiros, pais, etc).

Não foram notados outros efeitos adversos.


O Que Isso Significa para Você

Os autores concluíram o estudo da seguinte forma:

“Nossos resultados mostram que doses suprafisiológicas de testosterona, especialmente quando combinadas com treino de força, aumentam massa magra, tamanho muscular e força em homens normais quando potenciais variáveis de confusão, como ingestão nutricional e estímulo de exercícios, são padronizados. A combinação de musculação e testosterona produziu maiores aumentos em tamanho muscular e força do que foi alcançado com cada intervenção sozinha”.

É...

Não tem nada de errado com essa conclusão, mas a minha iria além.

Tomar bomba sem treinar lhe dá tantos músculos (possivelmente mais) quanto treinar natural. Pelo menos se você fizer um treino mais ou menos como foi o caso do estudo; as séries não foram levadas até a falha e possivelmente a maioria delas ficou longe do máximo para ambos os grupos.

O mesmo ocorre com a força, ao menos quando o exercício testado não envolve um movimento muito complexo. No estudo, apenas treinar agachamento relativamente pesado durante as 10 semanas resultou em maior ganho de força, mas no caso do supino - que é um exercício mais simples e que, provavelmente, era mais praticado pelos voluntários antes do estudo (eles eram homens né!?) - o resultado de treinar ou tomar bomba foi o mesmo. Pense em adaptações neurais (aprendizado e melhora do padrão motor) e especificidade do treinamento.

Outro fato surpreendente sobre o estudo foi a falta de efeitos colaterais e alterações nos exames de sangue (exceto pelas alterações hormonais) dos voluntários tomando testosterona. O uso dessas drogas em longo prazo pode trazer diversas consequências adversas, mas parece que para um período (não tão) curto como 10 semanas os riscos são pequenos.

Os cientistas citaram que a “a ausência de toxicidade sistêmica durante o tratamento com testosterona foi consistente com o resultado de outros estudos de eficácia contraceptiva desse hormônio”.


O Que Fazer Com Essa Informação

Isso não é um incentivo para você tomar bomba. Menos ainda para tomar bomba e parar de treinar. O que você precisa saber é que tomar bomba sozinha dá praticamente o mesmo resultado que treinar natural (se não melhor). Ao combinar os esteroides com musculação então, os ganhos são incomparáveis.

E no instaworld que vivemos atualmente, onde qualquer um com um shape trincado se sente apto a dar conselhos e motivar pessoas que normalmente treinam sem a ajuda de esteroides anabolizantes, isso é algo importante.

Não é porque você é menos dedicado ou possui menos motivação que você não chega lá. Ou talvez até seja um pouco disso, pois é muito mais fácil se manter motivado quando você vê os resultados aumentarem todos os dias. Não se meça com a régua deles.

É claro que, mesmo para os usuários de esteroides, fazer uma dieta para ficar com um físico de competição (trincado) realmente requer força de vontade, dedicação e abdicação de certos prazeres culinários, mas saiba que a deles não é maior que a sua.

Você só não está lutando com as mesmas armas.


Enfim, se você se sentiu desmotivado depois desse artigo, vai aí uma frase motivacional especialmente importante para marombeiros e marombeiras naturais:

“Sucesso não é sempre sobre excelência. É sobre consistência. Trabalho duro consistente leva ao sucesso. A excelência virá”.
Dwayne “The Rock” Johnson



Fonte:
1. Bhasin S, Storer TW, Berman N, Callegari C, Clevenger B, Phillips J, Bunnell TJ, Tricker R, Shirazi A, Casaburi R. The effects of supraphysiologic doses of testosterone on muscle size and strength in normal men. N Engl J Med. 1996 Jul 4;335(1):1-7.

0 Comentários