O Teste de Testosterona Caseiro

O que é a razão digital e o que ela tem a ver com seus níveis de testosterona pré-natal e sua aptidão esportiva? Descubra aqui.



O Teste dos Dedos

Levante sua mão em frente ao rosto; como se você estivesse protegendo seus olhos de um corno vindo com farol alto bem na sua cara no meio de uma estrada escura. Agora olhe para ela. O seu dedo anelar (quarto dedo a partir do polegar) é maior do que seu indicador (segundo dedo)?


Se ele for, considere-se sortudo. Aparentemente, o comprimento de seus dedos, ou sua razão digital 2D:4D (como é chamada pela ciência), está correlacionada não apenas com seus níveis de testosterona fetal, como ela pode predizer seu sucesso em uma variedade de esportes competitivos.


Isso É Sério?

Pois é, às vezes a ciência é mais estranha do que a ficção. Mas talvez isso não seja tão maluco quanto parece.

Segundo os criadores dessa teoria, a razão digital entre o segundo e quarto dedos (também chamada de razão 2D:4D) seria determinada pela concentração de hormônios sexuais masculinos e femininos (testosterona e estrogênio) durante o desenvolvimento fetal precoce, em uma pequena janela temporal durante o final do primeiro trimestre de gestação, quando os dedos começam a se formar. O dedo anelar teria um maior número de receptores de testosterona, assim, quanto maior a exposição à testosterona pelo feto no útero, mais longo seu dedo anelar. Essa maior concentração de testosterona fetal influenciaria no crescimento e desenvolvimento corporal, inclusive do cérebro, coração, músculos e ossos, que são importantes para performance atlética e esportiva.


Como Descobrir A Sua Razão Digital

Na maioria dos homens, a razão digital é menor do que 1, o que significa que o dedo anelar (4º dedo) é mais longo que o indicador (2º dedo). Já nas mulheres, essa razão é maior (próxima de 1), já que seus dedos costumam ter quase o mesmo comprimento¹.

Calcular a razão digital é bem simples:

  • Primeiro você mede o tamanho de seu indicador - da dobra mais próxima à palma da mão até a ponta do dedo (este número sempre será o dividendo);
  • Depois você divide isso pelo comprimento de seu dedo anelar (que será sempre o divisor no cálculo);
  • O resultado (quociente) será menor do que 1 se o anelar for maior do que o indicador, igual a 1 se eles forem do mesmo tamanho e maior do que 1 se o indicador for o dedo mais longo.

Por exemplo, se seu indicador tem 7,2cm e seu anelar mede 7,7cm, sua razão 2D:4D será de 0,935. Quanto menor esse número, melhor.

Não que você precise calcular isso. Na maioria das vezes, apenas olhando para sua mão você já consegue perceber qual dedo é maior (ou se ambos são do mesmo tamanho).

Enquanto alguns estudos sugerem que você deveria utilizar sua mão direita, pois o dedo anelar direito teria uma maior associação com a testosterona pré-natal do que o esquerdo, outros estudos sugerem que não há uma mão melhor do que a outra para predizer a aptidão esportiva, por exemplo.


O Que Isso Significa Para Você

Em geral, as pessoas com uma menor razão digital - ou seja, aquelas cujo dedo anelar é mais longo que o indicador - tendem a ter maior sucesso nos esportes.

Isso pode estar relacionado à força física inata, já que um estudo com garotos em idade escolar demonstrou que aqueles com menores razões digitais tinham maior força de preensão manual do que seus colegas com razões digitais maiores, independente de seu tamanho e idade.

Embora exista uma variabilidade considerável nas diversas modalidades esportivas, muitas pesquisas demonstraram que indivíduos com menor razão digital tendem a ser melhores em esportes como futebol americano, basquetebol, esgrima, handebol, remo, rugby, corrida (tanto em provas de velocidade quanto resistência), esqui, surfe, natação, tênis e voleibol.

Essas relações costumam ser mais robustas para atletas que competem em esportes de habilidades fechadas (com ambientes mais previsíveis e estáticos, como corrida, natação e remo) do que em esportes de habilidades abertas (que envolvem ambientes instáveis e imprevisíveis, como na maioria dos esportes coletivos)³, já que, possivelmente, muitos outros fatores influenciam na performance dos últimos.

Contudo, em 2001, os pesquisadores John Manning e Rogan Taylor demonstraram, em um estudo com atletas de futebol, que jogadores profissionais têm razões digitais menores do que não-atletas. Os jogadores titulares também tinham uma menor razão 2D:4D do que os reservas. Atletas que jogaram nas seleções de seus países tinham razão digital menor do que atletas que não jogaram; o número de escalações na seleção também foi inversamente correlacionado com a razão digital (ou seja, menor razão 2D:4D estava ligada a um maior número de partidas na seleção).

Conforme demonstrado por alguns estudos, as pessoas com uma menor razão digital tendem a possuir melhores habilidades visuoespaciais, presumidamente devido a um maior desenvolvimento do lado direito do cérebro. Essas habilidades são importantes em esportes que exigem que os atletas calculem a rota de uma bola em um lançamento, leiam a jogada e tomem decisões táticas, como os esportes coletivos, podendo ajudar a explicar essa tendência verificada por Manning e por outros estudos.

Outras pesquisas verificaram que atletas de sumô com menor razão 2D:4D eram melhor posicionados no ranking e tinham um maior número de vitórias; a razão digital também foi capaz de discriminar entre atletas de elite vs. não-elite na luta greco-romana.

Isso também ocorre nas mulheres. Um estudo com remadoras demonstrou que as atletas com menor razão digital remaram significativamente mais rápido no Campeonato Australiano de Remo de 2007 e 2008 do que as atletas com razões digitais maiores. Outro estudo mostrou que mulheres que participavam de esportes de alto-risco (judô e boxe) tinham razões digitais menores do que as participantes que escolhiam exercícios aeróbios, sugerindo que a razão 2D:4D esteja ligada a uma preferência voluntária a esses esportes.

E, embora não tão precisa quanto uma foto com uma bandeira de arco-íris no perfil do instagram, a razão digital também está associada com a homossexualidade. Em um estudo, as razões digitais em homens gays eram hipomasculinizadas (maiores) e em mulheres lésbicas eram masculinizadas (menores). A razão digital também pode predizer a probabilidade de uma lésbica identificar-se com o papel de “macho” ou de “fêmea”.


O Que Isso Não Significa

Devido a sua ligação com os níveis de testosterona fetal, a razão digital, presumidamente, também seria uma boa forma de predizer as concentrações hormonais em adultos. E embora alguns estudos realmente tenham encontrado uma correlação inversa entre os níveis de testosterona e a razão digital e uma correlação direta com o estrogênio (estradiol), a maior parte das evidências não demonstra associação entre os hormônios esteroides (testosterona e estrogênio) e a razão digital em adultos². Ou seja, o teste dos dedos não quer dizer nada sobre seus níveis hormonais atuais; até porque o tamanho de seus dedos não costuma flutuar diariamente, ao contrário de seus hormônios.

Contudo, a razão digital está inversamente correlacionada com aumentos repentinos (picos) de testosterona quando indivíduos são expostos a situações competitivas ou agressivas; menores razões digitais foram relacionadas a um maior pico de testosterona. Uma menor razão digital também está altamente correlacionada com uma alta agressividade física. E ambas essas situações podem ser vantajosas para o sucesso em esportes competitivos.

Com quase 1500 estudos (e aumentando) utilizando a razão digital 2D:4D para predizer diversos desfechos, os quais, além da aptidão esportiva e preferências sexuais, também incluem predisposição a certas doenças e o comportamento humano em várias áreas da vida (embora essas associações costumem ser muito fracas), há uma série de evidências correlacionando a razão digital com as mais variadas áreas de interesse científico.

Por outro lado, convém esclarecer que os dados que suportam essa teoria são indiretos, baseados em estudos observacionais e em amostras hormonais de bebês, já que a coleta de sangue de um feto precoce pode colocar em risco a gestação. Estudos que supostamente confirmaram essa hipótese através da análise dos hormônios esteroides no líquido amniótico e a razão digital das crianças aos 2 anos de idade ainda são considerados evidências indiretas.

Por isso, diversos cientistas são céticos quanto ao uso indiscriminado da razão digital para tentar predizer essa grande quantidade de desfechos nas variadas áreas de pesquisa. Segundo alguns deles, a razão digital é como um “castelo de cartas construído sobre uma base desconhecida ou incerta”, já que nunca foi realmente provado que a exposição fetal aos hormônios esteroides têm alguma influência na razão digital.


Como Usar Essa Informação

Apesar da não termos certeza de que a exposição fetal à testosterona é a causa de uma menor razão digital e seus futuros “benefícios” ao longo da vida, uma metanálise verificou relações substanciais entre a razão 2D:4D e a aptidão atlética.

Em resumo, a razão 2D:4D pode ser determinada durante a gestação e ela não muda muito com a idade; e embora ela esteja correlacionada com a performance esportiva, parece que não temos muito o que fazer para aumentar nossa razão digital (administrar testosterona para uma mulher grávida de três meses não parece ser uma solução muito segura).

A mensagem que podemos tirar disso é que, se sua razão digital não favorece o seu desempenho esportivo, talvez você precise treinar consideravelmente mais para ter sucesso em seu esporte.



Fontes:
1. Zheng Z, Cohn MJ. “Developmental basis of sexually dimorphic digit ratios”. Proc Natl Acad Sci U S A. 2011 Sep 27;108(39):16289-94.
2. Kim TB, Kim KH. “Why is digit ratio correlated to sports performance?”. J Exerc Rehabil. 2016 Dec 31;12(6):515-519.
3. Tomkinson G, Dyer M. “Finger size does matter... in sports”. The Conversation.com. 2017 Sep 4. https://theconversation.com/finger-size-does-matter-in-sports-82876.
4. Luoma TC. “Tip: Determine Your Testosterone Levels Instantly”. T Nation.com. 2017 Sep 17. https://www.t-nation.com/living/tip-determine-your-testosterone-level-instantly.

0 Comentários