Suplementos para Aumentar Testosterona Funcionam?

Está pensando em usar suplementos para aumento de testosterona? Então é melhor ver o que a ciência tem a dizer sobre eles antes. Leia aqui.




A Testosterona é o principal hormônio sexual masculino e a razão pela qual os homens produzem esperma e têm gogó.

Ela também é responsável por outras características sexuais secundárias como maior massa muscular, voz grossa, barba e pelos corporais.


Depois dos 30 anos, a maioria dos homens começa a apresentar um declínio gradual nos níveis de testosterona, algumas vezes acompanhado de efeitos indesejados como perda de massa muscular e massa óssea, aumento da gordura corporal, diminuição da libido e disfunção erétil.

Estima-se uma redução da testosterona de 0,4 a 2% ao ano após a terceira década de vida.

A Terapia de Reposição de Testosterona (TRT) é a alternativa mais indicada para os casos clínicos de deficiência de testosterona, por exemplo, em homens com hipogonadismo ou Deficiência Andrógena do Envelhecimento Masculino (DAEM ou Andropausa, como costuma ser chamada). Apesar disso, segundo estudo, mais de 87% dos homens com baixa testosterona não faz o uso da TRT, embora apresentem deficiência.

Talvez eles estejam à procura de uma maneira mais "natural" de elevar os níveis de testosterona.

Em uma tentativa de recuperar os níveis hormonais dos tempos de juventude, muitos homens mais velhos começam a cogitar o uso de suplementos para aumentar a testosterona.

Homens, inclusive jovens, praticantes de musculação também são um grande público-alvo desse tipo de suplementos, afinal todos sabem sobre os efeitos da testosterona nesta população.

O que eles não sabem é que, segundo um estudo recente publicado na Revista Mundial de Saúde Masculina (WJMH), a maioria dos compostos utilizados nesses suplementos não apresenta qualquer evidência científica quanto ao aumento de testosterona.


O estudo

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia queriam saber se os suplementos para aumento de testosterona vendidos no mercado possuíam efeitos cientificamente comprovados.

E sabe o que eles fizeram?

O que qualquer um de nós faria se fosse comprar esse tipo de suplemento. Eles recorreram ao Google.

Os cientistas pesquisaram no Google pelo termo "Testosterone Booster" e selecionaram os 50 primeiros suplementos que apareceram nos resultados. Verificando suas composições, eles chegaram a 109 ingredientes ativos contidos nestes suplementos e fizeram uma revisão sobre o que as evidências científicas diziam a respeito de sua suplementação em homens.

Os dez ingredientes mais comuns dos suplementos eram: Zinco, Feno-Grego, Vitamina B6, Tribulus Terrestris, Magnésio, Boro, Diindolilmetano, Long Jack, Maca Peruana e Ácido D-Aspártico.


Os resultados

Dos 109 ingredientes analisados, não havia estudos sobre 67 deles a respeito de seus efeitos nos níveis de testosterona. Para outros 19 ingredientes, havia apenas um único estudo verificando os efeitos de sua suplementação sobre a testosterona e apenas 5,5% dos suplementos tinham mais de 2 estudos verificando seus efeitos sobre a testosterona.

27 suplementos possuíam estudos demonstrando aumento de testosterona com sua suplementação; 11 possuíam dados demonstrando diminuição da testosterona; e 20 apresentavam dados demonstrando não haver qualquer efeito sobre a testosterona.

Além disso, 15 suplementos apresentaram resultados conflitantes quanto ao efeito de sua suplementação sobre a testosterona, havendo divergências quanto ao aumento, diminuição ou não alteração do hormônio após a suplementação.


Abaixo, segue a tabela publicada no estudo com os resultados dos ingredientes analisados para que você possa tirar suas próprias conclusões:

Tabela 3 - Published evidence showing an increase, decrease or no change in testosterone (T) with supplementation (1)


Além disso, em diversos suplementos a dose de certos ingredientes superava em muito o limite superior tolerável prescrito pela FDA (Food and Drug Administration) dos EUA, especialmente no caso das vitaminas do complexo B e zinco.


O que isso significa para você

Dos ingredientes contidos nos suplementos analisados pelos pesquisadores, apenas 13 parecem ter estudos científicos apoiando suas alegações quanto ao aumento de testosterona.

Alguns dos ingredientes verificados, inclusive, parecem ter efeitos negativos na testosterona.

Além do mais, o fato de suplementos serem uma forma "mais natural" de aumentar a testosterona não os torna livres de riscos. Esses produtos apresentam poucos estudos, tanto em termos de eficácia quanto de toxicidade.

Há casos de embolia pulmonar associada ao consumo de suplementos para aumentar testosterona (possivelmente relacionada ao feno-grego), bem como possíveis riscos de infarto e derrames relacionados a alterações na coagulação sanguínea.

O suplemento Bulbine Natalensis, em estudos com ratos(2), demonstrou aumento significativo da testosterona, porém os animais apresentaram lesões hepáticas e renais, de maneira similar a um ciclo de esteroides anabolizantes.


O que fazer com essa informação

De acordo com a conclusão dos autores:

"...90% dos suplementos (T Booster) alegam aumentar a testosterona. Contudo, apenas 24,8% deles possuem dados que suportam essas afirmações, baseados em seus ingredientes.
...Os pacientes deveriam ser informados de que os suplementos para aumento de testosterona podem não conter ingredientes com mecanismos de atuação que suportem tais alegações".

Além disso, os resultados de estudos que verificam aumento na testosterona através da suplementação, normalmente, não são muito expressivos.

Se sua intenção com a suplementação for ganhar mais massa muscular na academia, é provável que o uso de suplementos para aumentar a testosterona não vá entregar os resultados esperados.


Para homens mais velhos com diagnóstico de deficiência de testosterona, o tratamento que apresenta os melhores resultados documentados é a Terapia de Reposição de Testosterona.

A TRT tem um perfil de risco bem definido, com diretrizes claras quanto a indicações, contraindicações, dosagem, objetivos do tratamento e monitoramento durante o tratamento.

E aqui não estamos falando de Modulação Hormonal, frequentemente feita por jovens com níveis de testosterona perfeitamente normais.

A TRT é um tratamento para casos em que o homem esteja com níveis hormonais deficientes.

Agora, se você quiser fazer um ciclo de esteroides anabolizantes com nome "gourmet" e acompanhamento médico, pelo menos seja sincero consigo mesmo sobre isso.




Fontes:
1. Clemesha CG, Thaker H, Samplaski MK. ‘Testosterone Boosting’ Supplements Composition and Claims Are not Supported by the Academic Literature. World J Mens Health. 2019 Jan;37:e34.
2. Afolayan AJ, Yakubu MT. Effect of Bulbine natalensis Baker stem extract on the functional indices and histology of the liver and kidney of male Wistar rats. J Med Food; 2009.

0 Comentários