A Verdade por Trás do Hormônio do Crescimento

Saiba o que o GH não pode fazer por você. E o que ele, supostamente, pode.

Injeção de GH


O Hormônio do Crescimento (GH), como o próprio nome já diz, é essencial durante as fases da vida em que estamos crescendo, como na infância e na puberdade. A secreção adequada de GH possibilita o crescimento de todos os tecidos do corpo, incluindo óssos, músculos e órgãos.

Tanto sua deficiência quanto seu excesso podem causar problemas, como o nanismo e o gigantismo, respectivamente. A deficiência de GH pode ser tratada com injeções do hormônio, algo que tem sido feito desde o final da década de 1950. Naquela época, porém, o GH era obtido a partir da hipófise de cadáveres e algumas pessoas tratadas com esse hormônio passaram a desenvolver a gravíssima doença de Creutzfeldt-Jakob.

Em 1981, os cientistas dominaram uma técnica para produzir GH recombinante (sintético) e seu uso passou a ser relativamente seguro.


GH nos Esportes

A partir do desenvolvimento do GH sintético, a disponibilidade do medicamento aumentou, bem como o interesse pelo seu uso como recurso ergogênico nos esportes. A proposta era muito boa. Um hormônio que, supostamente, aumentava os músculos, reduzia gordura e que raramente era testado e dificilmente detectado em exames anti-doping.

O fisiculturismo foi, possivelmente, um dos primeiros esportes a utilizar o GH dessa maneira, mas, por ser muito caro, ele era usado principalmente por atletas profissionais.

Da mesma forma, o interesse dos cientistas em esclarecer os reais benefícios do GH nos esportes também aumentou e, nas últimas décadas, foram feitas inúmeras pesquisas sobre seu uso, tanto em pessoas com deficiência quanto em atletas e pessoas comuns.

Mas, mesmo após 3 décadas de pesquisas, parece que os usuários do hormônio para fins estéticos ainda não entenderam que o GH não tem um efeito tão milagroso quanto eles pensam.

Parece que é caro demais admitir isso.


GH não aumenta os músculos

Em 1992, um estudo analisou os efeitos da administração de GH em homens jovens e saudáveis em conjunto com o treinamento resistido (i.e. musculação).

16 homens foram divididos em 2 grupos. Um grupo (7 indivíduos) utilizava 40mcg de GH por quilo de peso corporal por dia (somente nos dias de treino), enquanto o outro (9 indivíduos) aplicava placebo. Os valores administrados chegaram a superar em 2 a 4 vezes a secreção fisiológica normal do hormônio, ou seja, para um indivíduo de 70kg a dose administrada foi equivalente a mais de 8 Unidades Internacionais (UI) diárias. Para se ter uma ideia, um ciclo de GH costuma ser feito com 4UI por dia em iniciantes e de 8 a 12UI em indivíduos “experientes”.

Por 12 semanas, ambos os grupos seguiram o mesmo programa de treino de musculação, 5 dias por semana, realizando 4 séries de 4 a 8 repetições com carga de 75-90% de 1RM, alternando entre membros superiores e inferiores diariamente.

O grupo que recebeu GH aumentou mais a massa magra e a água corporal. A síntese proteica corporal e o balanço proteico (síntese vs. degradação de proteínas) também foram maiores nos indivíduos que usaram GH.

Porém, a síntese proteica muscular (analisada através de biópsia do quadríceps), que é o que realmente interessa para a hipertrofia, foi idêntica nos dois grupos. Da mesma forma, as circunferências do tronco e dos membros, assim como a força muscular, não apresentaram diferenças entre os grupos.

Os pesquisadores concluíram que a administração de GH não produziu maiores ganhos em força muscular, hipertrofia ou síntese proteica muscular quando comparado ao placebo. Dessa forma, o racional por trás do uso de GH para amplificar o crescimento muscular induzido pelo exercício, e assim aumentar a força muscular, parece não ter fundamento.

O fato de os indivíduos que usaram GH terem aumentado mais a massa magra, mas não massa muscular, sugere que o aumento se deu, principalmente, em água e proteínas não-contráteis.


GH também tem efeitos colaterais

Apesar de não ser um hormônio esteroide, o uso de GH pode apresentar efeitos indesejados, como retenção hídrica e dores nas articulações e músculos (provavelmente causadas pela própria retenção). Tanto que dois indivíduos do grupo que recebeu GH no estudo acima desistiram do experimento devido ao desenvolvimento de síndrome do túnel do carpo (inicialmente ambos os grupos tinham 9 voluntários).

Outro efeito adverso notado em diversas pesquisas com GH foi o desenvolvimento de resistência à insulina, contudo, no presente estudo, esse efeito não foi observado. Os pesquisadores sugerem que o treinamento resistido pode ter promovido alguma proteção contra a resistência à insulina tipicamente associada à administração de GH.


Para que o GH serve então?

Não me entenda mal. É importante ter níveis fisiológicos normais de GH, já que sua deficiência também pode causar diversos efeitos e sintomas adversos.

Ainda assim, os estudos relacionados à administração de doses suprafisiológicas de GH em pessoas com deficiência também apresentam resultados conflitantes.

E, embora haja estudos relatando efeitos lipolíticos (perda de gordura) diretos e indiretos relacionados à administração de GH², o custo-benefício do tratamento ainda parece não valer a pena.

É possível gastar melhor os 4 a 10 mil reais (ou mais) que custa um ciclo de GH e, ainda assim, obter os mesmos efeitos de perda de gordura (provavelmente até melhores) com uma dieta e treino decentes.

Agora, um efeito do GH que dificilmente recebe a devida atenção, é o seu potencial clínico de uso em lesões musculoesqueléticas.


GH pode curar lesões

Isso é o que sugere um estudo publicado em 2010 no “The Journal of Physiology”. Nesse ensaio clínico randomizado duplo-cego, cruzado e controlado por placebo os pesquisadores submeteram 10 homens saudáveis e sedentários à administração de GH ou placebo durante 14 dias, cujas doses foram aumentadas após a primeira semana (33 e 50mcg/kg).

Os cientistas coletaram amostras de tendão (patelar) e músculo (vasto lateral) de ambas as pernas dos voluntários, de forma a analisar os resultados tanto em repouso quanto 24h após uma única sessão de exercício em que foram realizadas 10 séries de 10 repetições de extensão de joelho unilateral a 70% de 1RM. Também foram coletadas amostras sanguíneas a fim de detectar alterações no próprio GH e em outros fatores de crescimento, como o IGF-1.

Os principais achados do estudo são que o aumento do GH causou uma expressão aumentada em 2 vezes no RNA mensageiro do colágeno tipo I e tipo III, bem como síntese de proteínas do colágeno aumentadas nos tecidos conjuntivos dos músculos (6 vezes maior) e tendões (1,3 vezes maior), mas, tal como no estudo anterior, sem efeito na síntese proteica muscular.

A administração de GH provocou uma resposta diretamente relacionada (e dose-dependente) na elevação de IGF-1, não apenas sistêmica como também localizada nos tecidos tendíneos, confirmando que a “suplementação” de GH foi suficiente para estimular o eixo GH/IGF-1.

Contudo, os cientistas relatam que o exercício por si só, da forma como foi aplicado (100 repetições com cargas altas), foi insuficiente para provocar uma resposta positiva na síntese proteica muscular ou de colágeno.

Em conclusão, os pesquisadores citam que a administração de GH causou um aumento na síntese da matriz de colágeno nos músculos e tendões e que, aparentemente, o GH e o IGF-1 reforçam a estrutura de suporte de colágeno ao redor das fibras musculares ao invés da parte contrátil do músculo.


O que isso significa pra você

Ao que tudo indica, o uso de GH para fins de hipertrofia parece ser superestimado, já que vários estudos falharam em verificar ganhos musculares reais com a administração do hormônio em indivíduos com níveis adequados do mesmo.

O fato de que, no último estudo, apenas duas semanas de suplementação de GH causaram um aumento de até 6 vezes na síntese de colágeno, e sem ocorrência de efeitos colaterais, apresenta uma perspectiva de uso clínico do hormônio no tratamento de lesões musculoesqueléticas em que a matriz de colágeno tenha sido danificada.

Os pesquisadores citam estudos onde foi verificado um tempo significativamente menor na cura de fraturas ósseas fechadas para um grupo que recebeu altas doses de GH, bem como em um grupo que recebeu outros fatores de crescimento (incluindo IGF-1) após ruptura do tendão de Aquiles.

Apesar disso, até o momento, o uso de GH no tratamento de lesões ósseas, musculares e tendíneas não é usualmente aplicado, mas as pesquisas mostram que ele pode ser uma alternativa promissora nesses casos.


Mas o exercício não aumenta o GH?

Sim. De fato, o exercício resistido de alta intensidade produz picos na secreção de GH, assim como o exercício aeróbico intenso. Os aminoácidos arginina e ornitina também podem aumentar o GH.

Sofrer uma queimadura aumenta o GH. Assim como ter uma hipoglicemia. Fazer sauna também aumenta o GH, bem como ficar em jejum. Até ficar enjoado de tanto girar de olhos fechados aumenta o GH e, provavelmente, o enjoo por andar de avião também.

Mas você não diria que muitas dessas ações aumentariam seus músculos, diria?!

O fato de uma coisa ocorrer em decorrência de outra não implica que a consequência obtida ao final seja efeito desta.

Ou seja, a elevação do GH induzida pelo exercício não implica que a hipertrofia gerada pelo exercício seja efeito do aumento do GH. Se nem mesmo a administração de doses suprafisiológicas do hormônio do crescimento foi capaz de aumentar a hipertrofia, o pico (bem menor) induzido pelo exercício também não seria.


E os fisiculturistas gigantes que usam GH?

Bem, com certeza, eles não estão usando apenas GH. Na verdade, eles certamente têm um laboratório químico inteiro dentro de seus corpos.

Diversos outros esteroides anabolizantes promovem hipertrofia muscular e perda de gordura como o GH deveria fazer. Assim, de que forma você pode atribuir ao GH os efeitos obtidos?


Mas o GH sozinho, comprovadamente, não vai trazer esses resultados.

Compartilhe esse artigo com aquele amigo que está gastando milhares de reais com GH.



Fontes:
1. Yarasheski KE et al. “Effect of growth hormone and resistance exercise on muscle growth in young men.” Am J Physiol. 1992 Mar; 262(3 Pt 1):E261-7
2. Cruzat VF et al. “Hormônio do crescimento e exercício físico: considerações atuais.” Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas, vol. 44, n. 4, out./dez., 2008.
3. Doessing S et al. “Growth hormone stimulates the collagen synthesis in human tendon and skeletal muscle without affecting myofibrillar protein synthesis.” The Journal of physiology vol. 588,Pt 2 (2010): 341-51. doi:10.1113/jphysiol.2009.179325

0 Comentários