A melhor hora para treinar

Qual horário de treino promove os melhores resultados, de manhã ou à noite? Encontre a resposta aqui.

Foto - Despertador (horário de treino)
Foto: Jukka Niittymaa em Pixabay


Diversos “gurus” ou coaches vão lhe apresentar os mais variados motivos para demonstrar que um horário é melhor do que o outro para treinar.

Esse debate não é nenhuma novidade.

Há anos ocorrem discussões acaloradas, cada um lançando seus argumentos, como ritmo circadiano, respostas fisiológicas, hormonais e psicológicas, a fim de provar a superioridade de um horário sobre o outro.

A última moda é acordar às 5h da manhã.

Tem gente que leva isso para o lado competitivo e acorda ainda antes, afinal acordar às 5h é para os fracos.

E, na verdade, tudo bem. Se você se adapta a este estilo de vida, ótimo. Não há qualquer problema nisso, desde que esteja dormindo adequadamente.

Mas existe realmente um melhor horário para treinar? Um horário que vá resultar em maior ganho de força e hipertrofia?

Um grupo de cientistas australianos acabou de publicar uma revisão sistemática e meta-análise sobre a matéria. E, embora ela não prove a superioridade de qualquer horário, pelo menos, o estudo vai lhe tranquilizar em relação à sua própria escolha.


O que eles fizeram

Os pesquisadores agruparam todos os estudos encontrados nas principais bases de dados científicas comparando diferentes horários de treino em relação a força e hipertrofia muscular.

A fim de transformar os resultados em dados comparáveis, eles excluíram todos os estudos que não equalizaram as variáveis de treino (como volume, frequência e exercícios) entre os grupos.

Além disso, somente foram incluídos estudos de qualidade metodológica considerada boa ou moderada.

Ao final, sobraram 11 estudos.

O número total de participantes nas pesquisas foi de 221 (média de 22 por estudo).

A duração das intervenções foi entre 6 e 24 semanas (média de 11 semanas), com treinos de 2 a 3 vezes por semana.

Todos os 11 estudos avaliaram a força muscular, porém a hipertrofia foi avaliada em apenas 6 deles.

Os treinos matutinos iniciavam, na média, por volta das 07h30-8h. Já os treinos vespertinos, em média, tinham início entre as 17h30-18h.

8 estudos ainda empregaram uma espécie de questionário, visando determinar o cronotipo dos participantes, isto é, se os participantes eram pessoas matutinas ou vespertinas, sendo que a maior parte das pesquisas reportou que os mesmos não pertenciam a nenhum extremo do cronotipo.


O que eles encontraram

Ao final das intervenções (ou seja, ao término dos estudos), não houve diferença significativa entre os ganhos de força obtidos pelos participantes dos grupos matutinos e vespertinos, conforme avaliado através da contração voluntária máxima (CVM).

Em compensação, no teste inicial (antes da aplicação da intervenção), os participantes tiveram um desempenho significativamente maior quando o teste foi realizado no período vespertino.

Infelizmente, poucos estudos avaliaram a força através de testes de repetições máximas (RM), de forma que os dados foram insuficientes para que os pesquisadores analisassem tais resultados.


Quanto à hipertrofia, os resultados da análise indicam que não houve diferença significativa entre os grupos matutinos e vespertinos no ganho de massa muscular.


Os pesquisadores concluíram:

“Em resumo, os resultados demonstrados confirmam que, inicialmente, a produção de força em humanos é maior no período vespertino do que no matutino. Depois de um período consistente de treinamento matutino, os níveis de força observados pela manhã parecem se tornar similares aos observados ao fim do dia. Em contraste, treinar no período vespertino mantém a diferença na produção de força ao longo do dia” (com maior força sendo observada no período vespertino).


O que isso significa para você

Segundo o estudo, os participantes se adaptarão ao horário que eles decidirem treinar, sendo que resultados similares em aumento de força e hipertrofia podem ser obtidos treinando tanto pela manhã quanto à tardinha/início da noite.

Dessa forma, a decisão quanto ao horário do treinamento resistido deve basear-se, unicamente, no período que lhe facilitar uma maior aderência e consistência no longo prazo.


O estudo ainda aponta um achado adicional, com uma recomendação que pode ser útil, especialmente para atletas.

Por exemplo, se você sabe que vai ter uma competição numa manhã de domingo, os pesquisadores sugerem que seu treinamento deveria ser realizado nesse mesmo horário, ao menos em parte, durante um período anterior à competição.

Dessa forma, você poderia tirar vantagem das adaptações específicas ao horário do treinamento, conforme verificadas no estudo.



Fonte:
Jozo Grgic, Bruno Lazinica, Alessandro Garofolini, Brad J. Schoenfeld, Nicholas J. Saner & Pavle Mikulic (2019): The effects of time of day-specific resistance training on adaptations in skeletal muscle hypertrophy and muscle strength: A systematic review and metaanalysis, Chronobiology International, DOI: 10.1080/07420528.2019.1567524

0 Comentários