A bebida que previne danos ao DNA

Beber este tipo de café pode ajudar a prevenir danos ao DNA. Descubra aqui quanto tomar.

Foto - Coffee Bean
Foto: "Coffee Bean" por Theo Crazzolara


Pobre Bruce

Se ao menos imaginássemos os possíveis efeitos do café na prevenção aos danos ocorridos ao DNA, talvez Bruce Banner não estivesse fadado a viver o resto da vida no limiar entre humano e monstro.

Se naquela fatídica manhã, antes de ter sido atingido pela bomba de raios gama, Bruce tivesse ido à sua cafeteria favorita e apreciado uma dose trivial (umas quatro xícaras) de expresso duplo, quem sabe assim, ele nem viraria o Hulk em primeiro lugar.

Ou talvez, pelo menos, ele fosse um pouco menos verde, um pouco menos monstro e precisasse de menos controle emocional para não se transformar no Hulk toda vez que ele fica puto.

Ele, provavelmente, também teria economizado uma boa grana não tendo que comprar roupas novas a cada transformação.

Mas não... Não foi assim que aconteceu.

E agora já é tarde. Coitado do Bruce...

--

O café, além de ter um aroma divino e um sabor incomparável, aparentemente também pode prevenir danos ao DNA. Ao menos, segundo os dados obtidos por um grupo de pesquisadores da Eslováquia.


O estudo

Os cientistas dividiram igualmente 100 voluntários em dois grupos, todos autodeclarados bebedores habituais de café, saudáveis, não-fumantes, entre outros critérios de exclusão, não havendo diferença significativa de idade (19 a 50 anos), sexo, altura e IMC (índice de massa corporal) entre os grupos.

Antes do experimento, ambos os grupos passaram por um período de 4 semanas de abstenção de café, chá e quaisquer outras bebidas contendo cafeína, tomando, pelo menos, 500ml de água por dia.

Na intervenção, durante 4 semanas, o grupo do café consumia diariamente 4 xícaras de 125ml de café fresco, totalizando 500ml. O grupo controle consumia a mesma quantidade de água quente. Ambos grupos foram instruídos a evitar cafeína e uma lista de alimentos ricos em polifenóis que poderiam alterar os resultados da pesquisa.

O café utilizado no estudo foi um blend de grãos Arábica torra escura, fornecido através de um sachê de 7,5g para preparação de 125ml de bebida em máquinas do tipo Senseo. A média de cafeína consumida diariamente pelo grupo do café foi de 372mg.


Os resultados

Ao final das 4 semanas, o grupo do café apresentou uma redução de 23% nas quebras da dupla-hélice do DNA medidas através do sangue, sem diferenças significativas entre homens e mulheres, quando comparado ao grupo controle, que permaneceu inalterado.

Os cientistas concluíram que: o consumo regular de café de torra escura tem um efeito protetivo benéfico na integridade do DNA humano, tanto em homens quanto em mulheres”.

Talvez 23% de redução nos danos ao DNA fossem o suficiente para salvar o Bruce, ou pelo menos criar um Hulk menos monstruoso.


O que isso quer dizer?

O DNA é o repositório da informação genética na célula e é fundamental que sua integridade permaneça intacta. Infelizmente, todos os dias somos expostos a diversos fatores mutagênicos tanto através do meio-ambiente (poluição, raios UV, radiação) quanto dentro de nosso próprio corpo (stress oxidativo). Sem reparo, essas mudanças podem resultar em mutações e, possivelmente, em doenças como certos tipos de câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e intestinais.

Com certeza elas não vão lhe transformar no Hulk, mas podem causar um tumor bem grande e verde no seu fígado.

Embora nosso corpo seja capaz de reparar lesões no DNA através de várias proteínas e enzimas, qualquer ajuda é sempre bem-vinda, especialmente se uma das formas de ajudar for tomando mais algumas xícaras de café por dia.


Como isso funciona?

Além da cafeína, o café também se destaca por possuir mais de mil compostos ativos, incluindo diversos polifenóis com ação antioxidante, como o ácido cafeico e o ácido clorogênico, apontados em alguns estudos como responsáveis por mudanças na metilação do DNA, possivelmente inibindo a formação de tumores e reduzindo a inflamação em geral.

Em estudos com animais, foi verificado que o café de torra escura é um potente indutor dos genes de defesa contra o stress oxidativo, via fator nuclear Nrf2/EpRE, e na promoção da ação anti-inflamatória pela inibição da ativação do fator de transcrição NF/kB.

Os autores citam que outros estudos falharam ao verificar possíveis efeitos preventivos do café aos danos ao DNA.

Segundo eles, a razão é que nessas pesquisas foram utilizados grãos de café de torra clara ou média, os quais continham o dobro de ácidos cafeoilquínicos e trigononelina e cerca de metade a um terço da quantidade de N-Metilpiridínio (NMP) em comparação ao café de torra escura utilizado no presente estudo.

Conforme os pesquisadores, os ingredientes chave da composição do café utilizado por eles eram: 9,40 mg/g de ácidos cafeoilquínicos, 1,08 mg/g de N-Metilpiridínio e 4,10 mg/g de trigononelina.


E o que eu faço com essa informação?

Segundo os dados apresentados, seria interessante tomar regularmente cerca de 500ml (aproximadamente 4 xícaras) de café de torra escura por dia.

Mas nada de adoçar, visto que o consumo de açúcar está associado a grande parte das doenças que estamos querendo evitar seguindo as recomendações do estudo.



Fontes:
1. Schipp, D., Tulinska, J., Sustrova, M. et al., "Consumption of a dark roast coffee blend reduces DNA damage in humans: results from a 4-week randomised controlled study". European Journal of Nutrition, 2018. 10.1007/s00394-018-1863-2.
2. TC Luoma,: https://www.t-nation.com/diet-fat-loss/tip-drink-this-much-coffee-to-repair-dna"

0 Comentários